Conhecida por seus
jogos com temática histórica, a Koei lançou, em 1992, o novo capítulo
da série Uncharted Waters. Com o subtítulo New Horizons, o
jogo se passa na época das grandes navegações.
Este jogo se diferencia do primeiro logo no início, pois há a
possibilidade de se escolher entre seis personagens distintos, cada
um com uma nacionalidade diferente e com características próprias.
Você pode encarnar um comerciante e fazer fortuna no comércio marítimo,
pode ser um aventureiro e desbravar terras inexploradas, ou pode
assumir o papel de um pirata dos sete mares. Embora cada personagem
tenha determinadas características e possua objetivos distintos,
nada impede que você comece com um comerciante e se torne um
pirata, por exemplo. O jogo possui liberdade nesse sentido.
Para se lançar ao mar você deve, primeiramente, estocar o navio
com provisões e contratar uma tripulação. Aos poucos, sua frota
vai crescendo, seja através da compra de novos navios ou da
"tomada" de embarcações em alto-mar, bem como sua
tripulação. Além disso, você começa a fazer fortuna explorando
o alto-mar, realizando negociações entre os diversos portos
existentes no game ou através da pilhagem. Ao chegar nas cidades,
você pode fazer coisas como rezar na igreja (o que lhe traz sorte
na viagens), jogar carteado nas estalagens, vender algum de seus
navios, etc.
O nível de gerenciamento que o jogo disponibiliza para você é
muito grande: você controla as provisões de todos os seus navios,
bem como o número de tripulantes. Além disso, é sempre bom
lembrar que há diversos tipos de embarcações no jogo, algumas melhores
para pirataria, outras mais propícias ao comércio, e você deve
levar em conta quais são as mais adequadas para o seu perfil. Você
também adquire, ao longo do jogo, mais e melhores equipamentos,
como armas e melhorias em seus navios. Você também sempre deve
ficar de olho nas provisões de sua frota, pois seus marinheiros
consomem regularmente as provisões (ninguém é de ferro, afinal de
contas). Isso é algo particularmente importante em longas viagens,
onde não há portos para reabastecimento.
Por falar em longas viagens, elas são um ponto muito importante do
jogo: você pode até ficar restrito à Europa/norte da África, mas
as melhores oportunidades de negócios estão nos portos distantes,
onde é possível comprar mercadorias exóticas a preço de banana e
depois revendê-las bem mais caro na Europa. No caso de sue
personagem ser um aventureiro, ele só vai ganhar pontos na sua fama
se explorar os pontos distantes. Todavia, quanto mais longa for a
viagem, mais riscos você correrá, seja através de pouca provisão,
tempestades, piratas, etc.
Graficamente, o jogo lembra muito os RPGs da era 16 bits, com músicas
e efeitos sonoros adequados para a época. O seu charme é sua
grande opção de exploração, bem como o micro-gerenciamento de
sua frota. Além disso, são seis personagens distintos à sua
disposição, o que aumenta muito o replay do jogo. Acreditem, vale
a pena jogar com todos os personagens.
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